História das Irmãs Missionarias do Espirito Santo

Fundadora – Maria Eugénia Caps. Nasceu a 3 de Junho de 1892, em Loudrefing – Lorraine, Leste de França.

O meio cultural e familiar da sua infância e juventude, propiciaram-lhe o desabrochar de um espírito aberto, altruísta, de largos horizontes, capaz de abarcar o universo humano, no que concerne à pobreza e carências de toda a ordem, o que a levou a orientar a sua vida para a causa missionária.

A concretização deste projeto de vida, em Eugénia Caps, fundamenta-se na sua experiência de fé e adesão a Jesus Cristo. Daqui emergem anseios, inspirações e exigências, que a impelem a ser iniciadora de uma “Obra de Irmãs Missionárias”. Ela mesma refere o dia 25 de Abril de 1915, quando em oração de acção de graças, após a Eucaristia, se sente interiormente interpelada a consentir levar a cabo a referida Obra. Depois de alguns anos de lutas pessoais, interpessoais, e de procura do querer de Deus, ajudada pelo Superior Geral dos Missionários do Espírito Santo, Monseignheur Le Roy, fundou a primeira comunidade de Irmãs Missionárias do Espírito Santo em 6 de janeiro de 1921.

Lugar da Fundação – Farschwiller, Lorraine, França,

Carisma e Mística de Acção – O fim único e exclusivo deste Instituto é de cooperar, por diversas actividades, na obra de evangelização dos povos que ainda não ouviram – ou muito pouco – a mensagem de Cristo. Destina-se, de maneira específica, à missão “Ad Gentes”. É especialmente consagrado ao Espírito Santo “autor e consumador de toda a santidade apostólica” (Regra de Vida).

Como Espiritualidade, a Eugénia Caps escolheu a doutrina espiritual de Libermann, Co-fundador dos Missionários do Espírito Santo, com a qual se identifica profundamente.

 Acção Apostólica – Encontramo-nos nos meios urbanos, nas periferias, nos mais recuados cantos do interior. Aí, através de uma doação alegre e permanente, entre os múltiplos campos de intervenção que se nos oferecem, optámos por:

  • Primeira evangelização
  • Promoção da mulher e da família
  • Ensino
  • Saúde: hospitais, dispensários, aldeias carenciadas
  • Jardins de infância
  • Formação religiosa e animação de comunidades
  • Apoio a mutilados da guerra e meninos da rua

Presença no mundo – Actualmente algumas centenas de espiritanas, provenientes de várias nacionalidades, exercem a sua missão em quatro continentes: Europa, Ásia, África, e América, distribuídas por 18 países: França, Holanda, Portugal, Angola, Congo, Camarões, República- Cento-Africana, Nigéria, Guiné-Bissau, Senegal, Cavo Verde, Brasil, Haiti, Martinica, Filipinas, Canadá, Moçambique.

Em Portugal – Lugar e data da fundação:

Dispensário Rainha D. Amélia, Av. Infante Santo, à Pampulha, 3-A, Lisboa, a 26 de Agosto de 1941.

Casa principal: Rua Sociedade Cruz Quebradense, 19, Cruz Quebrada – 1495 Lisboa.

Atualmente o número de comunidades por Dioceses são:

Lisboa 1; Viana 1; Braga 2.